Skip links

Pipoca faz Bem

Você sabia que o milho proporciona inúmeros benefícios à nossa saúde?

Alguns deles são: auxilio ao funcionamento do intestino; redução dos níveis de colesterol; redução dos níveis de glicose no sangue; prevenção de problemas cardíacos; fonte de betocaroteno, fibras e vitaminas; ajuda a metabolizar gorduras de forma mais rápida; prevenção de prisão de ventre.

O milho é um cereal rico em fibras, que ajuda a eliminar as toxinas do corpo, melhorando o funcionamento do organismo. Além disso, ele ajuda a aliviar a vontade de comer doce.

Há várias formas diferentes de preparar e acrescentar o milho na nossa alimentação: natural, em cereais matinais, mingaus, tortas, canjica, cuscuz, polenta, pamonha e pipoca.

As calorias do milho dependem de como ele é preparado.

Os dados a seguir são baseados na porção de 100g:

  • Milho Verde: 129 kcal
  • Milho em lata: 109 kcal
  • Amido de milho: 381 kcal
  • Milho para Canjica: 371 kcal
  • Milho para pipoca: 362 kcal

Acontece que estudos recentes mostram que a pipoca concentra mais antioxidantes do que uma porção frutas e verduras. Sem contar a quantidade de fibras que ela nos proporciona…

Estes antioxidantes, responsáveis diminuir o colesterol ruim e até tratar doenças cardíacas, nos ajudam no combate aos radicais livres e fazem do nosso delicioso acompanhante um grande aliado na luta contra o envelhecimento precoce e câncer. Já as fibras, encontradas na parte branquinha e macia, ajudam na digestão e funcionamento do intestino.

De acordo com algumas pesquisas, “Isso se deve à diferença entre a quantidade de água encontrada na pipoca, que é de 3 a 5%, e a detectada nos vegetais, que chega a 90%”, informa Joe Vinson, líder do trabalho.

Na prática, esses valores referentes à umidade revelam que no subproduto do milho, os compostos fenólicos – benditos antioxidantes – ficariam concentrados, enquanto nas outras classes alimentares eles apareceriam mais diluídos.

“A pipoca é o único snack formado 100% pelo grão”

Já os antioxidantes encontrados em outros produtos à base de sementes integrais, por exemplo, são removidos ou sofrem degradação durante o processamento.

Apesar da casquinha da pipoca dar raiva e ficar grudada nos dentes, ela pode ajudar muito o nosso organismo. Esta parte do lanchinho contém grandes doses de fibras, que são substâncias aliadas para a formação do bolo fecal. Além disso, as fibras são aclamadas por tornar a digestão mais lenta, prolongando, a sensação satisfação – uma super vantagem para quem quer diminuir o peso e se preparar para o verão.

Gordura de Palma:

Além dos benefícios encontrados na pipoca em si, um dos ingredientes utilizados na fabricação – a gordura de palma – apresenta ótimas características nutricionais, são elas:

– Composição equilibrada entre ácidos graxos saturados e insaturados. Possui um teor de gordura saturada bem menor que os outros óleos, contendo ácido oléico, que se apresenta um ácido monoinsaturado – tipo de gordura que pode vir a ajudar na diminuição do LDL (mau colesterol) e manter os níveis de HDL (bom colesterol) no sangue;

– É fonte de carotenóides: ajuda na manutenção da saúde da pele, dos cabelos, auxilia o crescimento e absorção de vitaminas;

– Apresenta antioxidante em sua composição;

– Apresenta grande quantidade de Vitamina E – que ajuda na prevenção de danos às células, formações de radicais livres e auxilia o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

É importante ressaltar que ao contrário do que muitas pessoas pensam as gorduras não são maléficas ao organismo. O que provoca danos é o excesso do consumo deste nutriente. Conforme apontam estudos, os lipídios tem participação na regulação do colesterol, no funcionamento do sistema nervoso, na saúde da pele, dentre outros benefícios.

Leave a comment

Name*

Website

Comment